NORMAS OFICIAIS

Obrigatório para todos os programas: 

– Antes da assinatura do Contrato de Responsabilidade sobre a Produção e Veiculação o contratante deverá apresentar o piloto do programa a ser exibido com no mínimo dez dias úteis de antecedência à data de início de exibição do programa.

– Anexo ao contrato deverá constar sinopse e projeto do programa a ser exibido.

– Cada edição só será reprisada por no máximo quatro semanas, após esse período o programa será excluído da grade de programação sem aviso prévio, mesmo que o pagamento esteja em dia. Por lei federal todo programa deve permanecer arquivado na CWB TV por no mínimo dois meses a partir da última exibição da edição. Após o prazo de arquivamento os responsáveis deverão retirar as mídias junto ao operador de Master dentro do prazo de dois meses, caso contrário o material será descartado.

– É obrigatório que todo patrocínio seja mencionado sempre como apoio cultural e o mesmo não deverá ultrapassar 25% da duração total do programa. Esse apoio deve ficar bem claro em caracteres ou locução. As expressões: “comercial”, “intervalo comercial”, “merchandising”,

”oferecimento”, “anuncie aqui” e a própria “patrocínio” são proibidas no contexto do oferecimento de serviços ou produtos, assim como a exibição de valores financeiros de caráter promocional. A publicidade deve ser o mais institucional possível evitando sempre o apelo comercial. Os apoios culturais não podem aparecer antes da abertura do programa ou depois do encerramento do mesmo, sempre deixando evidente que são apoios dos programas e não da emissora.

– Todos os programas devem obter autorização do uso de imagem e voz de seus entrevistados. No caso de matérias em estabelecimentos comerciais ou residenciais a autorização da filmagem nesses locais também é necessária.

– Por não ter fins lucrativos a CWB TV e seus programas não precisam pagar direitos autorais de trilhas utilizadas em suas produções para o ECAD, no entanto os responsáveis pelos programas precisam pedir autorização aos detentores dos direitos das músicas para utilizá-las.

– Durante a exibição dos programas a CWB TV não se responsabiliza em caso de falha técnica nas operadoras de TV a cabo NET e TVA ou em caso de queda de energia elétrica.

– Todo programa que exceder a duração estipulada em contrato terá sua inserção suspensa. Será veiculada a edição anterior desde que esta não tenha ultrapassado o prazo de quatro semanas de reprise. Os operadores não estão autorizados a efetuar cortes a fim de poder encaixar estes programas na grade, pois tal procedimento afeta a qualidade da programação e a credibilidade da CWB TV.

– Todo apresentador está na condição de comunicador e formador de opinião, nesse sentido recomendamos estar atento às concordâncias verbais e nominais além de evitar vícios de linguagem como o gerundismo.

– As chamadas de programas devem ter no máximo 15 segundos e não poderão conter menções de apoiadores e reprises extras. Essas chamadas devem ser renovadas dentro do prazo de até seis meses.

– A logomarca e as vinhetas da CWB TV não devem ser inseridas de forma alguma nos programas, uma vez que a própria emissora se encarrega de exibi-las dentro dos seus padrões.

– Programas com pendências de ordem financeira serão suspensos da grade de programação sem aviso prévio. As inserções não efetuadas não serão ressarcidas já que a parte contratada não poderá vender o horário por conta do compromisso contratual. Os responsáveis terão 30 dias para sanar suas pendências junto a CWB TV, caso contrário o contrato será cancelado e o(s) horário(s) disponibilizado(s) para venda.

– Caso haja o interesse da parte contratante em suspender inserções, produções ou cancelar o contrato os mesmos devem ser feitos por escrito, assim como qualquer reclamação sobre veiculações e produções.

– Os programas com estreia entre terça e sexta-feira devem ser entregues para o operador de Master pelo menos 24 horas antes de suas veiculações entre 08h10 e 21h00 e sempre em dia útil. Programas com estreia no sábado e domingo devem ser entregues pelo menos 48 horas antes de suas exibições, entre 08h10 e 21h00, desde que a entrega seja em dia útil. Se o dia da entrega coincidir com um feriado a entrega deve ser antecipada para o último dia útil antes desse feriado. Programas entregues sábados, domingos e feriados não serão aceitos e a CWB TV não se responsabiliza pela exibição dos mesmos. Os responsáveis por programas com estreia na segunda-feira deverão combinar com os operadores da Switcher Master como será o padrão de entrega, levando sempre em consideração as possibilidades e necessidades da CWB TV.

– Quando duas ou mais edições do mesmo programa forem entregues na mesma hora para que esses programas se revezem nos horários fixos da atração ao longo da semana ou semanas é indispensável um cronograma impresso indicando qual edição vai em cada horário fixo. A identificação desses programas deve ser obrigatoriamente pelo numero de série.

– Caso o responsável pelo programa queira exibir uma edição de seu programa no seu horário fixo que já esteja nos arquivos da máster, o operador que estiver trabalhando no momento do pedido deve ser avisado com o mesmo tempo hábil em que seria feita a entrega de um novo DVD. Esse pedido deve ser presencial ou por telefone, nunca por email.

– Somente os operadores de máster estão autorizados a receber os DVDs dos programas ou atender à pedidos de exibições de outras edições. A CWB TV não se responsabiliza por mídias entregues ou pedidos feitos a outros funcionários ou estagiários nas dependências da emissora.

– Os operadores da Switcher Master estão capacitados a executar avaliações dos programas e autorizados a cobrar dos responsáveis a prática das NORMAS DE PRODUÇÃO.

– Cópias dos programas só serão feitas desde que o responsável libere a realização da mesma e arcado os devidos custos.

– A emissora só se responsabiliza pela veiculação de cada programa no seu horário fixo (comprado). A reprise extra é uma cortesia que a CWB TV oferece e que não faz parte da grade dos principais canais comunitários do Brasil. Elas serão distribuídas entre os programas levando em consideração a disponibilidade da grade de programação, adequação de cada programa às normas de produção, freqüência de renovação das produções. Toda reprise extra está sujeita a alteração ou exclusão sem aviso prévio durante a programação.

– É responsabilidade do contratante fazer com que todos os responsáveis pelo programa (apresentadores, editores e produtores) tenham total ciência das NORMAS DE PRODUÇÃO.

Programas e chamadas de programas produzidos fora da CWB TV:

– Usar somente mídia DVD-R 8x para a masterização dos programas.

– Não colar etiquetas na mídia, pois a mesma deixa o disco desbalanceado podendo assim danificar os equipamentos de reprodução.

A identificação deve ser impressa ou feita com pincel apropriado.

– Toda mídia deve estar identificada constando nome do programa, tema ou o nome do(s) entrevistado(s), número de série, data de estréia, duração exata (minutos e segundos), nome e telefone para contato do responsável pelo programa.

– Os programas devem ser editados no formato NTSC DV 720×480. O nível de vídeo deve ser ajustado em 1volts P.P. IRE=100%.

– O nível de áudio dos programas deve estar ajustado em +4db/0vu, mono com saída idêntica nos dois canais. Programas com o áudio em ‘stereo’ não serão exibidos.

– Selos de identificação de programas ou blocos não devem ser inseridos no canto superior direito da tela, este é reservado para o selo da emissora.

– Programas com menu raiz não podem ter áudio no mesmo, e o uso de claquete é dispensável já que as informações sobre as edições devem obrigatoriamente ser escritas na mídia.

– Antes da abertura e depois do término do programa manter a tela em ‘black’ e sem áudio por dez segundos. Os vinte segundos que tomam estes procedimentos não são contabilizados na duração total do programa. Não é necessário o uso de ‘color bars’ e testes de áudio, estes recursos atrapalham os operadores e podem prejudicar a exibição do programa.

– As mídias devem ser assistidas na íntegra pelos responsáveis antes de entregá-las à CWB TV a fim de identificar possíveis erros e evitar exibições desastrosas. Em momento algum os operadores estão autorizados a avaliar os programas no momento da entrega junto com os responsáveis, pois os mesmos têm outras atribuições.

Programas produzidos na CWB TV:

– Os programas gravados no estúdio da CWB TV (exceto os que são exibidos ao vivo) devem ser agendados, produzidos e gravados em DVD, respeitando o tempo hábil necessário para a entrega de programas na Switcher Master, sempre de acordo com as normas estipuladas em nota para todos os programas.

– Os apresentadores, produtores e entrevistados devem chegar no mínimo quarenta minutos antes da gravação, caso contrário poderá ocorrer a suspensão da gravação, e o contratante só será ressarcido do custo da produção se for comprovado justa causa.

– Não notificar o cancelamento da produção pelo menos duas horas antes do horário agendado acarreta o não ressarcimento dos encargos financeiros.

– O conteúdo a ser passado para o gerador de caracteres deve ser entregu por escrito à equipe de produção trinta minutos antes da gravação.

– O material (vinhetas, matérias, chamadas etc.) a ser inserido no programa deve estar devidamente editado dentro das normas técnicas estipuladas para os programas produzidos fora da CWB TV.

– O texto a ser utilizado no Teleprompter deve ser entregue devidamente formatado à equipe de produção em um Pen Drive nos formatos DOC ou TXT.

– Só é permitida a utilização da rede Wi-Fi do estúdio durante as gravações e somente se necessário para a produção.

– Eventuais erros de apresentação dos programas só podem ser retirados com o recurso da edição.

– Só é permitida a permanência tanto no Estúdio quanto na Switcher de pessoas diretamente envolvidas com a produção do programa.

– O camarim só será liberado 30 minutos antes até 15 minutos depois das produções, lembrando que o mesmo é destinado somente para que os apresentadores e convidados se preparem para as gravações e em hipótese alguma reuniões serão permitidas.

– Os programas ao vivo que sorteiam brindes ou que tenham a participação da audiência via telefone devem trazer seu próprio telefonista. Os apresentadores devem deixar claro que o número da emissora só está disponível no dia e na hora da exibição ao vivo e que é impossível a participação popular nas reprises. Programas que sorteiam prêmios devem ainda dar todos os detalhes da entrega do brinde e deixar um segundo número de telefone (da própria produção do programa) para dúvidas dos telespectadores ou caso a promoção continue depois do fim do programa. Os brindes devem ser entregues fora das dependências da emissora.

– Todos os programas produzidos na CWB TV não poderão ser veiculados em outras emissoras de televisão sem prévia autorização da diretoria de programação.

– A CWB TV não se responsabiliza por danos no material cenográfico uma vez que não é cobrada nenhuma taxa de armazenamento. Só será permitido depositar peças que realmente são utilizadas nas produções. Caso o contrato seja cancelado os responsáveis terão um prazo de cinco dias úteis após a rescisão para retirar os cenários, do contrário os mesmos serão descartados.

– Os funcionários e estagiários da CWB TV não são obrigados a aparecer e falar nos programas caso não queiram. Os responsáveis pelo programa devem sempre pedir a autorização do uso de imagem e voz para eles antes do início de cada gravação se quiser mostrá-los para a audiência. No caso de entrevistas ou participação deliberada de membros da equipe a diretoria deve ser consultada.

– Toda produção deve ter um roteiro, e o mesmo deve ser impresso e entregue à equipe de produção trinta minutos antes da gravação.

– Para os programas que são exibidos ‘ao vivo’ e também aos que não necessitam de edição a CWB TV se reserva no direito de não permitir a retirada dos DVDs antes do prazo que consta em nota para todos os programas. Caso seja necessário retirar o programa o responsável deve solicitar uma segunda cópia antes de iniciar a produção ou sob encomenda junto aos operadores de Master. Não é permitido o uso de dispositivos portáteis para efetuar cópias ou backups a fim de evitar qualquer dano aos DVDs.

A CWB TV visa zelar pela qualidade de programação, e não se responsabiliza pela veiculação de programas que estão fora do padrão estipulado